Nesta região, o passado se faz presente. Antigos Cairns (pequena pilha de pedras feitas nas montanhas para marcar um local ou como um memorial), os Brochs (redondas torres de pedra da Escócia pré histórica , então os pictos, com suas pedras esculpidas com misteriosos símbolos, que deixaram suas marcas na paisagem.
Foi nas Highlands que surgiu o sistema de clãs, com os Mackay e Sinclairs , Mackenzies e Frasers , Camerons , Macdonalds e muito mais, todos assegurando seus territórios pela força de seus exércitos.
O conceito de clã remonta ao século 12, baseado em uma cultura tribal gaélica, foi poderoso o suficiente para ameaçar os reis escoceses no século 15. Os clãs escoceses foram originalmente redes de famílias que juravam lealdade a um chefe particular, mas a palavra " clã " que é derivada do gaélico ' clann ' significa literalmente filhos.
Na Escócia atual, um clã ainda é um grupo legalmente reconhecido, com um chefe de clã oficial .
Os nomes dos clãs são normalmente associados com a terra: a área de Escócia, onde o clã vivia . Os clãs viviam da terra , com o gado sendo sua principal fonte de riqueza e, com as disputas de fronteira, a principal causa de inquietação entre clãs . Os Clãs era reconhecidos por seu tartan, o famoso xadrez escocês, e as cores do padrão xadrez estava totalmente relacionada a disponibilidade de corantes de sua região.
Os mais importantes chefes de clã tinham o poder das terras sob seu domínio , agindo como rei, protetor e juiz .Se um chefe de clã chefe tivesse seu território expandido, o novo povo juraria lealdade e frequentemente assumiam o nome do "novo" clã . Então, a história de clãs é complexa e interligada, descobrir a qual clã você pertence, pode depender de qual período da história você está olhando.
A língua dos clãs das montanhas o gaélico e as pequenas lutas, alimentaram a imaginação de bardos e contadores de histórias, o que propiciou a disseminação da rica herança de música e lendas , que sobrevive até hoje. Apesar das muitas rivalidades e dissabores ao longo da estória dos clans, nenhuma segue até os dias de hoje.
O sistema de clã era o principal sistema político, na Escócia, até a batalha de Culloden em 1746 , quando a rebelião jacobita foi esmagada pelas tropas reais do Rei George II. Durante a batalha os tartans eram tão parecidos, que só identificava os Highlander ao lado do governo pela cor dos emblemas em suas tocas - vermelho ou amarelo para o governo e o " white cockade" (rosa branca) para jacobitas.
Aqui um uniforme dos Jacobitas que está em exposição no "National Museum of Scotland" Edimburgo.
Após a derrota dos Escoceses, a Inglaterra impôs o "Clearance", (uma série de leis e normas), que foi fundamental para o fim do sistema de clãs. Após isto milhares de escoceses decidiram emigrar para o Novo Mundo(USA), em busca de uma vida melhor.
Alguns anos mais tarde, muitos tartans foram concebidos ou inventados, pois graças aos Sir Walter Scott, houve um interesse romântico sobre as Highlands, então, como uma moda, A rainha Victoria adotou todas as suas coisas em tartan.
Todos os tartans da Escócia estão registrados e qualquer um pode registrar um novo tartan. Aqui os tartans registrados como Fraser! E por falar nos Fraser, aqui está o site do Clã dos Lovats.
Muuuuto legal a explicação ! Amei!
ResponderExcluir